terça-feira, 29 de abril de 2008

Os "equívocos" da Veja (2)


A revista Veja, na edição 1976 de 4 de Outubro de 2006, tentou, mais uma vez, falar sobre Heavy Metal e, como é de praxe, se "equivocou". De novo, o supracitado semanário inventou fatos e mentiu e, de novo, a matéria foi assinada pelo senhor Sérgio Martins, aquele que até poderia ser um talentoso escritor de ficção - vide a sua incomensurável "criatividade" -, mas nunca um jornalista que tem, por obrigação, buscar a verdade.

A matéria em questão, intitulada "Metal com Cérebro", tinha como objetivo analisar uma "nova safra de bandas" que supostamente encabeçariam um movimento alcunhado pela revista de "metal intelectual". Segundo Sérgio Martins, bandas como Lamb Of God e Mastodon estariam jogando por terra o seguinte ditado: o sujeito que chegou aos 18 anos sem ter gostado de rock pesado não tem coração - e o que passou dos 18 e continua gostando do gênero não tem cérebro. É a partir desse ponto, ou seja, do primeiro parágrafo da matéria, que começam os problemas.

A reportagem tem como base um pressuposto errado e bastante preconceituoso e depreciativo: o de que as letras de Heavy Metal são "tradicionalmente primárias" porque majoritariamente abordam temáticas supérfluas, como mulheres, bebida e seres mitológicos. Assim, o tal "metal intelectual" seria um movimento um tanto quanto revolucionário na medida em que rompe com a suposta superficialidade temática que dominou e ainda domina o rock pesado. Dito isto, vamos à desconstrução da matéria.

Primeira mentira: a de que mulheres e bebidas são os "temas prediletos do gênero". Mulheres e bebidas são os temas prediletos de uma parcela das bandas de Hard Rock, que é outra vertente do rock diferente do Heavy Metal. Grupos pertencentes ao lado mais descompromissado e festivo do Hard Rock como, por exemplo, o Van Halen e o Motley Crüe , é que adoram falar de mulheres e bebidas. As bandas de Heavy Metal, por sua vez, escrevem, em geral, letras de cunho político, social, filosófico e fantasioso, com influências de diversos escritores, como Goethe (os álbuns The Black Halo e Epica do Kamelot são baseados no romance Fausto), Tolkien (o disco Nightfall in Middle-Earth do Blind Guardian conta a estória do livro O Silmarillion, obra póstuma do autor), Aldous Huxley (a música Brave New World do Iron Maiden é baseada no livro Admirável Mundo Novo), Dante Alighieri(o CD Dante XXI do Sepultura tem o livro A Divina Comédia como temática principal), entre tanto outros. Se o Heavy Metal, que tem boa parte de suas letras inspiradas por obras de autores e de filmes clássicos, é acéfalo, qual é, então, o estilo musical que merece ser chamado de inteligente?

A segunda mentira é mais pontual, mas é igualmente lamentável. Sérgio Martins afirma, com todas as letras, que o Lamb Of God, um dos principais expoentes do tal "metal intelectual", é uma banda religiosa formada por "cristãos entusiasmados". Olha o que Randy Blythe e Chris Adler, respectivamente vocalista e baterista do Lamb Of God, declararam, em resposta à reportagem da Veja, à edição de Junho do ano passado da revista Roadie Crew:

Randy Blythe: Sem comentários. Pelo visto foi um artigo de mais um jornalista que não fez seu dever de casa corretamente.

Chris Adler: Sempre houve confusões neste sentido por causa do nosso nome. Porém, é lamentável que um jornalista não faça um mínimo trabalho de pesquisa antes de escrever uma bobagem desse tipo. Para o cara em questão, avise-o que não somos um grupo cristão, nem anticristão. Somos apenas uma banda de Heavy Metal, e inteligência é que não falta nesse estilo.

Por último, há ainda mais um erro. Esse é mais específico que o anterior, mas serve para denunciar o cuidado, o esmero e o esforço com que o jornalista Sérgio Martins sempre escreve suas matérias.

No segundo parágrafo da reportagem em evidência, o senhor mencionado diz que o Iron Maiden é um quinteto. Não, Sérgio Martins. O Iron Maiden, desde 1999 - bem antes, portanto, dessa matéria ser escrita - quando o vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith retornaram à banda, é um sexteto. Para checar essa informação, não é preciso recorrer aos serviços de Sherlock Holmes. Basta realizar uma tarefa "hercúlea": acessar o site oficial do grupo.

E agora, você ainda acredita no que o jornalista Sérgio Martins escreve?


2 comentários:

Julien Karl disse...

Eu o metaleiro cabeludo da sala ainda não havia visto a teu blog!!! HOLY GOD!!

MAs tá muito bom cara!! continue competente e ativo e vc vai se dar "de bem"!!! hehhehe vide:Marcos Bagno

Camila Queiroz disse...

esse Sérgio Martins nao eh nada heavy metal! eahuaiehaeuihaeui
Guilherme! apesar de a capa do cd ou dvd (nao reparei bem) do post de baixo estar um pouco assustadora, seu blog tah mt legal! Essa reportagem entao me agradou mt!
PS: Posso dar uma sugestão? ao inves de vc colocar os sites da forma como vc colocou, coloque como link (tem um elemento de pagina assim) que fica melhor!